terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Impeachment da PresidentA

Bom... não havia planejado este post até hoje, mas devido aos últimos acontecimentos achei interessante focar aqui. Não sou uma pessoa extremamente ligada a política, até acho que peco um pouco nesse item, rs. Mas como boa brasileira e estudante de direito, me encontro na obrigação de estar pelo menos a par do que acontece nesse momento histórico do nosso país.
Primeiramente, pra quem defende que a Dilma é uma vítima da administração governamental, indico a leitura do artigo 84 da nossa Constituição (dica grátis! Leiam para depois defender as atrocidades que ela fala), Ok! Defensores ainda dirão que ter uma péssima oratória, não saber o nome da empresa causadora de uma das maiores catástrofes dos últimos tempos (referindo-me ao desastre em Mariana, causado pela Samarco - e sim a presidentA tinha OBRIGAÇÃO de saber pelo menos o nome da mineradora), entre tantos outros momentos épicos de discursos da nossa presidentA, e outros "deslizes" cometidos pela excelentíssima nunca seriam motivo para o impeachment, e não são. Pois bem, a estes recomendo a leitura do artigo 85 da nossa abandona Constituição e também a leitura da Lei 1.079/50, para quem não conhece a Lei que estabelece o funcionamento e aplicação do processo de Impeachment. Dito sobre os aspectos legais vamos aos fatos, para começo o pedido de impeachment não foi feito por meia dúzia de insatisfeitos com o governo ou por aqueles extremistas da oposição e não, não é um golpe! O pedido foi assinado por renomados juristas e não foi baseado em achismo, agora quanto à real ilegitimidade do atual governo cabe às provas durante o processo. Existe sim uma divisão dos contra e a favor, com grandes nomes nos dois lados (inclusive respeito todos e acho que têm muito a acrescentar) e honestamente li as duas vertentes e não me convenci sobre não ter o processo de impeachment, a fim de exemplificar, o renomado Dalmo Dallari afirma que "elites tradicionais não se conformaram com a valorização dos direitos sociais", não concordo com essa visão de forma alguma, pois bem, então estamos lutando contra as políticas sociais ao pedir que seja respeitada a democracia e soberania do povo brasileiro? Não consegui entender a conexão na fala do ilustre professor com o atual cenário que nos encontramos. Não vou citar todas as discordâncias que encontrei nos discursos dos defensores da continuidade do atual governo, para não delongar muito, mas acho que por essa é possível entender meu ponto de vista.
Outro ponto exaustivamente comentado é quanto a Eduardo Cunha ter apresentado a aceitação do pedido de impeachment, concordo que foi o famoso "sujo, falando do mal lavado", agora é inquestionável que a competência por lei cabia exclusivamente a ele. Ficou óbvio pela atual situação do presidente da Câmara que ele usou isso como joguete político e muitos defensores da presidentA ousaram a falácea que ele não tinha competência ética par tal feito, pois bem, o que deveria ser feito então, se calar perante o clamor do povo por democracia? Então, não há que se falar que ele é idôneo, muito pelo contrário, mas o meu desejo é que caiam todos, e que seja assim pelos próximos anos e próximos governos, até conseguirmos encontrar o melhor para o nosso país e essa não será uma jornada curta e muito menos fácil, mas já é hora de começar!
Bem meus amores, por hoje é só! espero ter deixado claro meu ponto de vista, precisamos de um choque de soberania popular nesse momento! Aguardo pelo retorno de vocês sobre o post! Até o próximo...

7 comentários:

  1. Olá, Bianca! Estou ingressando na etapa final do ensino médio, que concluirei em 2016. Fiz o ENEM por dois anos consecutivos, e percebi claramente que os temas abordados nas provas (não só nas redações) se preocupam mais com as questões externas do país do que com as internas (o que me lembra muito o processo da Revolução Russa). Adia-se as questões do povo e toma-se as dores alheias.
    Também não sou muito ligado à política, mas desde 2013 tenho acompanhado as questões atuais do país (em parte) e estudado as questões históricas de nossa pátria. O povo brasileiro é domado por sátiras, tirinhas e publicações maliciosas contra o governo na internet. Porém, não há ações concretas nem apoio real aos movimentos em prol do Estado, e quando estes existem, são abafados pela mídia, caluniados e invadidos por arruaceiros em nas manifestações.
    Recebemos uma educação de silêncio. Aqui, ainda somos vistos como ecos, e não como vozes.
    Dou total apoio ao impeachment de Dilma. É estranho pensar que ela fora absolvida das acusações nos escândalos da Petrobras na operação Lava-Jato, sendo que parte dos acontecimentos se deram no período em que Rousseff fazia parte do Conselho Administrativo da empresa. Este é só um dos numerados motivos pelos quais dou meu apoio ao impeachment.
    A sociedade tem medo das mudanças, e eu tenho medo de que o mundo não mude.
    Passarei a acompanhar o blog e espero vários tópicos assim por aqui!
    Forte abraço,
    Otávio Braz de Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece rapaz, é que após a "redemocratizacao" do Brasil em 1985, o país começou a ser doutrinado pelos marxitas.
      Eles ensinam os jovens desde cedo a amar a política deles e a odiar opiniões contrárias, quando seus erros estão totalmente no foco do povo, quando sao oa réus, quando o povo acorda e vêem quem realmente são eles, os mesmos mostram notícias de outros lugares para desviar o foco.
      Por muito tempo conseguiram driblar a população, porém a casa deles está finalmente caindo.
      Ja caiu na Argentina, ja caiu na Venezuela, com muita luta cairão aqui tb.

      Excluir
    2. Exato!
      Pelo menos agora o povo acordou, "a casa ta caindo" pra esses oportunistas.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Obrigada pelo comentário Otávio! E concordo plenamente com você, além do mais é muito bom saber que pessoas novas como você, ainda no ensino médio, possuem uma visão real do que está acontecendo, não foi manipulado pelo "sistema". É um sinal que ainda existe sim esperança e que devemos continuar lutando por um país melhor.

      Excluir
  2. Os mal intencionados ou cegos da base governista dizem que o impeachment é um processo golpista da oposição que não aceitou perder a eleição e afirmam que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha não tem moral para propor o impedimento da Presidente.
    Logo eles que têm seus tesoureiros presos, seus principais líderes envolvidos nos maiores casos de corrupção do mundo.
    Os petistas, pcdobistas, psolistas batem no peito para dizer que lutam por democracia, que a oposição nao aceita perder, mas foram os primeiros a quebrar e desligar urnas na eleição da chapa de oposição que vai comandar o processo de impeachment, logo eles que defendem regimes governistas que mataram mais que o nazismo, que lutaram para implantar uma ditadura do proletariado aqui no país.
    Dizem que o impeachment é golpista mas quando eram oposição pediram a cessação de Itamar, FHC e Collor (hoje aliado da Presidente Dilma).
    Falam em golpe e retaliação do Cunha e da oposição, mas se esquecem que foram milhões de pessoas às ruas pedir o impeachment da presidente, esquecem que quem propôs o início do processo foram 3 dos maiores juristas do país, um deles fundador do PT.
    Esses juristas não iriam propor um processo impossível e manchar seus nomes passando vergonha mundial.
    Como não é possível impedir um mandato presidencial por crime de responsabilidade fiscal e campanha política financiada com dinheiro de propina?
    Se um outro presidente foi impedido por uma Elba.
    Não é o Cunha, é o Brasil. Eduardo Cunha é apenas o mal necessário que deverá pagar depois pelos seus atos.
    #vaiterimpeachment

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Vini! Sua visão sobre o Eduardo Cunha é muito parecida com a minha, ele é exatamente um mal necessário na atual conjuntura. O que é dele também está chegando, não desejamos a impunidade para alguns e sim que TODOS sejam punidos pelos crimes que cometeram. Não é golpe, é democracia!

      Excluir