sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Noventismo e o vitimismo atual.

Falarei aqui de alguns muitos motivos que me fazem amar os anos 90 e não gostar tanto assim dos últimos anos, deve ser um dos motivos de me declarar "conservador".
Como já dizia Enéas Carneiro : "[...]Conservador porque respeito aquilo que é clássico.Clássico não é o velho,clássico é aquilo que é eterno.
Seguindo esse raciocínio vou citar os porquês de entender que a década de 90 foi muito melhor do que os dias atuais,  vou analisar como viviam os adultos e crianças nas duas épocas, esquecendo questões políticas e econômicas do país e focando na cultura e no estilo de vida.
Primeiro que o mimimi e o vitimismo deixou o mundo totalmente sem graça, nos anos 90 quando eram lançadas as músicas ninguém ficava guerreando para definir para qual público era voltada, as pessoas não ficavam analisando as letras e rotulando tudo que era dito.
Se os Mamonas Assassinas tivessem estourado no anos atuais, seriam tachados com vários adjetivos por conta das suas letras que na época eram cômicas e divertidas e hoje seriam preconceituosas.
Vou analisar as músicas dos Mamonas se tivessem sido lançadas hoje: Robocop Gay ( homofóbica), Uma Arlinda Mulher (Misógina e machista) ,Vira-Vira (misógina,,machista e xenófoba), Sábado de Sol (libertária).
No caso de lançamento dessas músicas atualmente, uma das maiores bandas que pisaram no Brasil seria chamada de preconceituosa,sem graça ou até mesmo de nazista.(Tudo que os vitimistas não concordam é nazismo).  Ps: I MAMONAS ASSASSINAS!
A última década do século XX era bem diferente de hoje, todas as pessoas tinham seu lugar na sociedade, não havia essa grande inversão de valores que andam acontecendo. As crianças viviam como crianças, brincavam, estudavam e deviam respeito e satisfação para os pais e aos mais velhos, se não tomavam uma surra. Crianças se preocupavam em acordar cedo para ver desenhos, almoçar e ir para a escola, correr de volta para casa, brincar,estudar e dormir. Nos dias atuais as crianças só pensam em ficar nas redes sociais e enfrentam os pais que perderam totalmente a autoridade.
Com 6 anos de idade as crianças queriam bonecos( meninos) e bonecas(meninas), jogar futebol (meninos) e brincar de casinha (meninas),azul para os meninos e rosa para as meninas. arminhas para os meninos e panelinhas para as meninas e todos eram felizes. Vai alguém hoje falar que boneco é de menino e boneca é de menina, fazem uma montagem com sua foto com as escritas : homofóbico, transfóbico, o sexo é um fator social e não genético.
Durante a infância aprendíamos na escola a ler,escrever e desenhar, ainda bem que nasci 21 anos atrás, não gostaria de aprender sobre sexo com 6 ou 7 anos.
Os mais mauzões das escolas eram os que não faziam dever de casa e tomavam o lanche do colega, hoje não duvido que uma criança de 7 anos seja capaz de usar drogas,roubar ou até matar.
Mas vamos falar de TekPix...
O noventismo é a nostalgia das pessoas, a saudade de viver as coisas ótimas que os anos 90 nos proporcionavam como:

  • Ir à locadora no final de semana alugar uma fita VHS (verde) pelo preço absurdo de R$2.50 e depois ter que rebobinar a fita para devolver,senão pagava multa;
  • Amar os doces: Push Pop, Kinder Ovo e Pelon Cabelon;
  • Assistir a Tv Globinho ou Bom Dia e Cia( antes da aula) e TV Cruj (depois da aula);
  • Internet discada só Sábado depois das 14h e Domingo o dia inteiro;
  • Computador só era bom para desenhar no paint;
  • Gostar de tomar AAs;
  • Brincar na rua;
  • Ter vontade de beber o líquido misterioso das garrafinhas de Coca-Cola;
  • Beber Ki-Suco;
  • Montar brinquedos com palitos de picolé Frutilly;
  • Ouvir as músicas do 'É o Tchan' e não entender, as crianças de hoje entendem (aposto);
  • Ser trollado por um adulto que lhe pedia para pedir uma camisinha no bar.
Até aqui já está bom, se eu for citar tudo de bom que os anos 90 tinha vou fazer um texto sem fim.

5 comentários:

  1. Vinícius! Adorei esse texto, adorei mesmo! Muito obrigada, que leitura gostosa pra iniciar a semana! Estamos vivendo a época mais nostálgica, não vejo uma roda de amigos que não fica recordando esses bons tempos. Principalmente quem nasceu na década de 80 e 90 que se entristece de ver o que está acontecendo e revive momentos épicos, que as crianças e jovens de hoje infelizmente não poderão viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha aproveitei a nostalgia para fazer a crítica ao mundo chato que vivemos hoje, onde tudo é preconceito, tudo é motivo de guerras. E realmente quem viveu os anos 90 como criança não troca pela infância de hoje, JAMAIS. Não troco meus tazos pelo facebook, não troco meu esconde-esconde por whatsapp.

      Excluir
  2. Me identifiquei demais com esse texto. Saudosos anoa 90.😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Camila.Quem foi criança nos anos 90 nunca vai esquecer. Quem dera a infancia de hoje pudesse ser tão feliz e coletiva como foi nos anos 90.Abraço.

      Excluir
  3. Me identifiquei demais com esse texto. Saudosos anoa 90.😢

    ResponderExcluir