quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Palestina x Israel

A guerra entre judeus e palestinos vem desde o século XIX, quando um movimento de judeus começou a se organizar para criar o Estado de Israel, porém na localidade já habitavam cerca de meio milhão de palestinos e isso foi intensificando o conflito entre os dois povos.
Primeiramente devemos entender qual o motivo levou o povo judeu a migrar para terras ocupadas por árabes. O motivo foi o encontro sionista organizado pelo povo judeu que visava ocupar novamente a Terra Santa em Jerusalém, de onde foram expulsos pelos romanos nos primeiros séculos depois de Cristo.
O sionismo é a defesa popular para que o povo judeu tivesse o direito de posse sobre a Terra Santa de onde haviam sido expulsos.
Essa ocupação judia foi aumentando cada vez mais quando foram perseguidos pelas tropas nazistas durante a 2ª Grande Guerra.
Três décadas após o fim da 2ª Guerra, países como Egito,Síria e Líbia começaram a atacar Israel, porém foram derrotados pelo Exército Israelense, com essa vitória Israel conquistou novos territórios, o maior deles foi toda a Cisjordânia na qual a maioria dos habitantes eram árabes,ou seja, a maior parte era da religião islâmica.
Alguns anos depois tentaram novamente atacar o Estado de Israel e foram derrotados, o que aumentou ainda mais o conflito entre palestinos e judeus. O povo judeu assim como o povo palestino consideram a região como sagrada e os palestinos desejam montar seu próprio Estado.
Os EUA apoiam Israel militarmente e politicamente para garantir que os territórios conquistados como: Jerusalém Oriental e Cisjordânia não sejam entregues aos muçulmanos, então vão ocorrendo conflitos sem fim, pois os palestinos não reconhecem o Estado de Israel e os israelenses não pretendem entregar os territórios conquistados.
A Organização das Nações Unidas ordenou que Israel entregasse os territórios conquistados nas guerras contra Cisjordânia,Egito,Síria e Líbia, mas Israel e EUA se opuseram e não aceitaram a desocupação das terras.
Seria justo que o povo judeu desocupasse as terras? Afinal chegaram primeiro que os palestinos e só abandonaram o local sagrado para fugir das perseguições romanas e quando regressaram ainda foram atacados por diversos países e conseguiram vencer.
Atualmente a frente palestina anti Israel é liderada pelo Hamas ( Movimento de Resistência Islâmica), esse Movimento de Resistência é também um partido político, mas foi criado com a intenção de destruir o Estado de Israel.
Na década de 50 um líder político da Palestina que se opunha ao Hamas, propôs que os dois Estados fossem aceitos para finalizar os conflitos, Yasser Arafat queria que os muçulmanos aceitassem o Estado de Israel e os semitas aceitassem o Estado Palestino, mas como todos sabem essa proposta foi sem sucesso.
Israel e a maior parte do planeta Terra consideram que esse Movimento de Resistência Islâmica seja um grupo terrorista, apenas os muçulmanos e poucos aliados entendem que o Hamas é um grupo que está lutando apenas por direitos mesmo com toda a violência utilizada por ele.
Em 2005,Israel entregou a Faixa de Gaza para os palestinos, porém pouco tempo depois o Hamas venceu as eleições da Palestina o que causou medo nos israelenses devido o poder terrorista que o Hamas possui,após essa eleição, Israel proibiu que pessoas e mercadorias passassem por ali.
Então voltaram os conflitos entre Israel e Palestina pois os palestinos entendem que é inaceitável os bloqueios de Israel. Mas quem permitiria que terroristas transitassem perto de seu povo? O mundo pode ver nos ataques terroristas contra os EUA,contra a França e a série de estupros que os islamistas fizeram no Ano Novo Alemão.O Estado de Israel é o único da região que é um Estado democrático onde todos podem se manifestar livremente sem violência, todo podem manifestar suas crenças religiosas sem perseguição,diferentemente da Palestina onde qualquer manifestação religiosa contrária ao islamismo é apenada com morte.
Que um dia os dois povos consigam chegar em um acordo e acabe a guerra. Posteriormente falarei do extremismo religioso do islã .


2 comentários:

  1. Confesso que nunca me inteirei muito sobre esse assunto. Apesar que acho muito interessante e de ser o conflito declarado mais antigo que existe, mas o que acontece e o que a mídia mostra vai sempre em desencontro, a manipulação continua pérpetua.

    ResponderExcluir
  2. Falar de Moisés,Davi e Jesus é fácil, quero ver criticar Alá e Maomé.

    ResponderExcluir